sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Segurança é coisa séria



NÃO USE O ÁLCOOL EM AMBIENTE DOMÉSTICO

O uso do álcool para limpeza em ambientes domésticos já faz parte da cultura brasileira. Muitas pessoas acreditam no seu poder de desinfecção e utilizam o produto no dia-a-dia. Porém, é preciso alertar para o grande perigo a que expomos nossas famílias. No Brasil, milhares de pessoas – entre elas crianças - são vítimas de queimaduras provocadas por acidentes com álcool. Mas não há um cadastro nacional de registros desses acidentes.

O álcool usado na limpeza doméstica pode se incendiar facilmente, seja na versão líquida ou gel, representando um perigo real, sobretudo às nossas crianças. Utilizar o álcool em casa é correr um risco totalmente desnecessário.

Participe desta campanha contra o uso do álcool em ambiente doméstico – proposta pelas entidades PRO TESTE, ONG CRIANÇA SEGURA, Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Paulista de Medicina (APM) e Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) – e afaste esse risco de sua família. Não deixe o álcool entrar em sua casa!
Limpeza é importante, mas a segurança está em primeiro lugar. Não compre o
álcool à venda no comércio.FAÇA SUA PARTE!


O ÁLCOOL E O FOGO
Lembre-se: o álcool é altamente inflamável. Acidentes com esse produto
provocam muitos danos e queimaduras graves em grandes áreas do corpo.
O ÁLCOOL E AS CRIANÇAS

Anualmente, milhares de crianças são hospitalizadas em decorrência de queimaduras com álcool. Os acidentes geralmente acontecem quando adultos manuseiam o produto próximo a elas ou quando as crianças, inadvertidamente, brincam com o produto.
EMBALAGENS IMPRÓPRIAS

Outro fator alarmante é que nenhum produto apresenta trava de segurança, podendo ser aberto facilmente pelas crianças, que podem ingerir o seu conteúdo ou causar um incêndio ao aproximá-lo do fogo.
COMO OCORREM OS ACIDENTES

Geralmente, os acidentes acontecem durante as atividades do dia-a-dia, quando se manuseia o álcool próximo ao fogo, na cozinha ou durante brincadeiras de crianças. O uso do produto para acender churrasqueiras ou lareiras também representa grande risco.
AS QUEIMADURAS

As queimaduras com álcool costumam ser graves e necessitam de intervenção médica para o tratamento. Há situações em que levam à morte. As queimaduras graves causam dor e sofrimento intensos de ordem física e emocional, com tratamentos longos que deixam muitas cicatrizes e marcas pelo corpo.

OS CUSTOS DO TRATAMENTO

O tratamento de uma pessoa queimada custa caro e dura muitos meses. Normalmente são casos que exigem internação em Unidades de Terapia Intensiva, com custo diário em torno de 3 mil reais ou mais, dependendo da situação do paciente.
O QUE FAZER EM CASO DE QUEIMADURA

Use somente muita água fria para esfriar o local. Não use gelo nem qualquer outro produto. Não esfregue, aperte ou estoure as bolhas eventuais. Não tente desgrudar roupas da queimadura. Se estiver escura ou esbranquiçada, trata-se de queimadura de 3º grau. Leve sempre a vítima para o hospital.
COMO PREVENIR

Não tenha álcool em casa. Não deixe fósforos, isqueiros e outras fontes de energia ao alcance das crianças. Caso opte por manter produtos
inflamáveis em casa, lembre-se sempre de manuseá-los com especial atenção
e de guardá-los em armários trancados.
SUBSTITUTOS PARA O ÁLCOOL
A dona de casa pode se tranqüilizar pois para a limpeza há

substitutos eficientes para o álcool, sem que se corra riscos. Para queima também há diversos produtos específicos disponíveis no mercado que podem ser usados sem comprometer a segurança.

A RESOLUÇÃO DA ANVISA

A Resolução RDC nº 465 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 2002, determinou a substituição do álcool líquido, acima de 46º INPM, pela versão gel, e deu prazo de seis meses para os fabricantes se adaptarem ao novo formato. Nesse período de adaptação, em que o álcool desapareceu do comércio, o número de acidente com álcool caiu 60% ou mais em alguns hospitais. Após a Resolução da Anvisa, os fabricantes de álcool entraram na justiça e conseguiram uma liminar para voltar a comercializar o produto. Atento a isso, o Congresso Nacional vem discutin- do a questão por meio de projetos de lei para proibir, de vez, a venda de álcool com fins domésticos. Mas, até o momento, nada foi aprovado.
TESTE DA PRO TESTE

Agora, pela primeira vez no Brasil, a PRO TESTE testou 18 marcas de álcool nas versões líquido e gel, constatando que todas as formas do produto são perigosas. O teste comprovou que o consumidor corre perigo na medida em que aumenta a gradação do álcool, tanto na forma líquida como em gel.
PORQUE NÃO USAR O ÁLCOOL
•Porque há outros produtos para limpeza e para acender churrasqueiras e lareiras,
que não apresentam os mesmos riscos. Para limpeza opte por produtos não infla-
máveis.
• Porque é um produto muito perigoso, facilmente inflamável, que se espalha rapida-
mente, e responsável pela maior parte dos acidentes com queimaduras.
• As embalagens não são seguras, pois não há trava que impeça a abertura pela criança

Um comentário:

  1. olá Angela!

    Vim aqui conhecer seus blogs e achei muito interessante os dois, é um serviço que vc presta às pessoas, muito bom mesmo, parabéns!

    Respondi sua pergunta lá no meu blog e vim responder aqui tb pra vc. Moro em Salvador, na praia de Piatã, um lugar delicioso para viver, recomendo, é tranquilo, a praia é linda e tem tudo no bairro, fica perto de Itapuã. Venha pra cá que vai gostar, garanto!

    bjs
    Ju

    ResponderExcluir