segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ataque de água-viva


Foi queimado por águas-vivas? Saiba que fazer para aliviar a dor e evitar reações alérgicas



- Apesar da única maneira de se prevenir dos ataques de água-viva é ficar longe do mar, é possível amenizar a dor causada pela queimadura, assim como acelerar a recuperação da ferida. As águas-vivas encontradas no litoral brasileiro não costumam ser as mais venenosas, mas podem trazer riscos à saúde, principalmente para crianças e alérgicos.

" É importante procurar atendimento médico imediatamente, já que o veneno da água viva pode causar reações alérgicas "

- É importante procurar atendimento médico imediatamente, já que o veneno da água-viva pode causar reações alérgicas - explica a dermatologista Márcia Ramos e Silva, chefe do setor de dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A médica ensina um passo-a-passo do que deve ser feito para tratar das queimaduras de água-viva:

- Saia da água imediatamente - As espécies encontradas no litoral brasileiro não costumam ser tão venenosas, mas algumas pessoas podem sofrer com reações alérgicas fortes em apenas alguns segundos e correr o risco de afogamento.

- Não encoste, esfregue ou coce a queimadura - Pernas e barriga são as áreas mais atingidas pela água viva, que, em contato com a pele, libera filamentos chamados de nematocistos. Quando a pessoa coça ou esfrega o ferimento, os cistos se rompem, liberando o veneno na pele.

- Enxágüe a região queimada apenas com água salgada ou soro fisiológico gelado - A água doce rompe os cistos e ajuda a envenenar ainda mais a pele, assim como a água quente. Apesar de não ter comprovação científica, o vinagre, por ser ácido, também ajuda a fazer os cistos se soltarem da pele.

- Urinar na queimadura não é uma boa idéia - Apesar da crendice popular ter um fundo de verdade (a acidez da urina ajudaria a eliminar os cistos), poucas pessoas têm a urina com o teor de acidez necessário para aliviar a dor. Melhor é lavar com água do mar.

- Procure um médico se sentir dores de cabeça, enjôos, coceira ou muita dor - Isso pode ser sinal de alergia ao veneno ou intoxicação.

- Cuidado ao ajudar os outros- Muitas mães acabam se queimando ao ajudar seus filhos porque tocam na queimadura e acabam rompendo os cistos venenosos.

- Não use pomadas com cortisona ou outros medicamentos para queimaduras - Compressas geladas são a melhor forma de aliviar a dor depois da remoção dos cistos. Só use pomadas com recomendação médica e nunca coloque óleo, pasta de dente, manteiga ou gelo em cima da ferida.

- Se estiver com muita dor, tome um analgésico - A dor da queimadura varia de acordo com a espécie e a área atingida e costuma durar de 30 minutos a 24 horas.

- Proteja a pele nas semanas seguintes - Como a área vai estar mais sensível, proteja a região com filtro solar e cremes hidratantes, e evite a exposição solar para não ficar com manchas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário