sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Segurança é coisa séria



NÃO USE O ÁLCOOL EM AMBIENTE DOMÉSTICO

O uso do álcool para limpeza em ambientes domésticos já faz parte da cultura brasileira. Muitas pessoas acreditam no seu poder de desinfecção e utilizam o produto no dia-a-dia. Porém, é preciso alertar para o grande perigo a que expomos nossas famílias. No Brasil, milhares de pessoas – entre elas crianças - são vítimas de queimaduras provocadas por acidentes com álcool. Mas não há um cadastro nacional de registros desses acidentes.

O álcool usado na limpeza doméstica pode se incendiar facilmente, seja na versão líquida ou gel, representando um perigo real, sobretudo às nossas crianças. Utilizar o álcool em casa é correr um risco totalmente desnecessário.

Participe desta campanha contra o uso do álcool em ambiente doméstico – proposta pelas entidades PRO TESTE, ONG CRIANÇA SEGURA, Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Paulista de Medicina (APM) e Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) – e afaste esse risco de sua família. Não deixe o álcool entrar em sua casa!
Limpeza é importante, mas a segurança está em primeiro lugar. Não compre o
álcool à venda no comércio.FAÇA SUA PARTE!


O ÁLCOOL E O FOGO
Lembre-se: o álcool é altamente inflamável. Acidentes com esse produto
provocam muitos danos e queimaduras graves em grandes áreas do corpo.
O ÁLCOOL E AS CRIANÇAS

Anualmente, milhares de crianças são hospitalizadas em decorrência de queimaduras com álcool. Os acidentes geralmente acontecem quando adultos manuseiam o produto próximo a elas ou quando as crianças, inadvertidamente, brincam com o produto.
EMBALAGENS IMPRÓPRIAS

Outro fator alarmante é que nenhum produto apresenta trava de segurança, podendo ser aberto facilmente pelas crianças, que podem ingerir o seu conteúdo ou causar um incêndio ao aproximá-lo do fogo.
COMO OCORREM OS ACIDENTES

Geralmente, os acidentes acontecem durante as atividades do dia-a-dia, quando se manuseia o álcool próximo ao fogo, na cozinha ou durante brincadeiras de crianças. O uso do produto para acender churrasqueiras ou lareiras também representa grande risco.
AS QUEIMADURAS

As queimaduras com álcool costumam ser graves e necessitam de intervenção médica para o tratamento. Há situações em que levam à morte. As queimaduras graves causam dor e sofrimento intensos de ordem física e emocional, com tratamentos longos que deixam muitas cicatrizes e marcas pelo corpo.

OS CUSTOS DO TRATAMENTO

O tratamento de uma pessoa queimada custa caro e dura muitos meses. Normalmente são casos que exigem internação em Unidades de Terapia Intensiva, com custo diário em torno de 3 mil reais ou mais, dependendo da situação do paciente.
O QUE FAZER EM CASO DE QUEIMADURA

Use somente muita água fria para esfriar o local. Não use gelo nem qualquer outro produto. Não esfregue, aperte ou estoure as bolhas eventuais. Não tente desgrudar roupas da queimadura. Se estiver escura ou esbranquiçada, trata-se de queimadura de 3º grau. Leve sempre a vítima para o hospital.
COMO PREVENIR

Não tenha álcool em casa. Não deixe fósforos, isqueiros e outras fontes de energia ao alcance das crianças. Caso opte por manter produtos
inflamáveis em casa, lembre-se sempre de manuseá-los com especial atenção
e de guardá-los em armários trancados.
SUBSTITUTOS PARA O ÁLCOOL
A dona de casa pode se tranqüilizar pois para a limpeza há

substitutos eficientes para o álcool, sem que se corra riscos. Para queima também há diversos produtos específicos disponíveis no mercado que podem ser usados sem comprometer a segurança.

A RESOLUÇÃO DA ANVISA

A Resolução RDC nº 465 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 2002, determinou a substituição do álcool líquido, acima de 46º INPM, pela versão gel, e deu prazo de seis meses para os fabricantes se adaptarem ao novo formato. Nesse período de adaptação, em que o álcool desapareceu do comércio, o número de acidente com álcool caiu 60% ou mais em alguns hospitais. Após a Resolução da Anvisa, os fabricantes de álcool entraram na justiça e conseguiram uma liminar para voltar a comercializar o produto. Atento a isso, o Congresso Nacional vem discutin- do a questão por meio de projetos de lei para proibir, de vez, a venda de álcool com fins domésticos. Mas, até o momento, nada foi aprovado.
TESTE DA PRO TESTE

Agora, pela primeira vez no Brasil, a PRO TESTE testou 18 marcas de álcool nas versões líquido e gel, constatando que todas as formas do produto são perigosas. O teste comprovou que o consumidor corre perigo na medida em que aumenta a gradação do álcool, tanto na forma líquida como em gel.
PORQUE NÃO USAR O ÁLCOOL
•Porque há outros produtos para limpeza e para acender churrasqueiras e lareiras,
que não apresentam os mesmos riscos. Para limpeza opte por produtos não infla-
máveis.
• Porque é um produto muito perigoso, facilmente inflamável, que se espalha rapida-
mente, e responsável pela maior parte dos acidentes com queimaduras.
• As embalagens não são seguras, pois não há trava que impeça a abertura pela criança

Gina's accident in the kitchen


Had quite the eventful day yesterday. Was cooking lunch and was frying potato cakes. One of them slipped off my hand and dropped into the HOT oil. Resulting a rushed trip to Urgent Care. The Dr. said I have at least 10 2nd degree burns from my wrist to close to my elbow. SO now I have 3 weeks till it will heal and in the mean time very little use of my right arm. My Grandma is coming tomorrow to help for a few days.

Here are a few pics from it all.
Pic of the whole area burned
http://thehellmanns.blogspot.com/2010/10/ginas-accident-in-kitchen.html

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aconteceu comigo

MEU NOME É ANDERSON RAFAEL PEREIRA, TENHO 28 ANOS, SOU PÚBLICITÁRIO DO CURSO DE JORNALISMO DA FACULDADE FASUL DE TOLEDO – PARANÁ.
SEMANA ATRÁS, (23 Do 10, EU, MINHA NAMORADA E MEU FILHO FOMOS ACAMPAR E O ENESPERADO ACONTECEU.
FUI FRITAR UMAS BISTECAS NO DISC, QUANDO DEREPENTE AO COLOCAR ALCOOL COMBÚSTIVEL NA LATINHA EM BAIXO… BUMMMMMM, TUDO EXPLODIO.

MEU FILHO DE 09 ANOS TEVE QUEIMADURAS DE 3° GRAU EM TODA A FACE E MEMBROS SUPERIORES, MINHA NAMORADA PARTE DA FACE E TAMBÉM OS BRAÇOS.

NA HORA, FIQUEI DESORIENTEDO, COLOQUEI ELES NO FURGÃO QUE ESTAVA ELEVEI-NOS PARA UM HOSPITAL A 40 MINUTOS DE ONDE ESTAVAMOS.
AOS GRITOS, LAGRIMAS E ATÉ RUIVOS ESCUTAVA MEU FILHO GEMENDO E MINHA NAMORADA IMPLORANDO POR SOCORRO. JAMAIS VOU ESQUEÇER DESTE DIA, TODA HORA QUE ME DEITO E FECHO MEUS OLHOS_VEJO FLASHS DAS IMAGENS MAIS FORTES DAQUELE MOMENTO, GRITOS O ESTOURO, MUITO FOGO E GENTE CHORRANDO.

QUANDO PROCUREI NO GOOGLE SOBRE QUEIMADURAS, IMEDIATAMENTE ENTREI NO SEU LINK DEI UMA LIDA EM SEU BLOG ACHEI DIFERENTE E OPORTUNO

PARABÉNS!!!

MAS O QUE EU QUERO NA VERDADE, É SOCORRO. MEU FILHO ESTA HORRIVEL, MINHA NAMORADA, DESCONSOLADA E ISSO SÓ ACONTECEU A UMA SEMANA. SOU UMA PESSOA POBRE E MAL CONSIGO PAGAR A MINHA UNIVERSIDADE Q ACABEI DE TRANCAR PARA SOBRAR MAIS DINHEIRO AO Q FOR NECESSARIO PARA ELES.

SEI QUE FIZ ALGO IDIOTAMENTE IGNORANTE, MAS FOI SEM QUERER.

SEI QUE TEM PESSOAS QUE PODEM ME AJUDAR QUE TEM UM CORAÇÃO ABENÇOADO POR DEUS, ME AJUDE A DAR UM TRATAMENTO A ELES, OU INDIQUE ALGUM MÉDICO QUE NOS AUXILIEM NA RECUPERAÇÃO DAS PESSOAS QUE MAIS AMO.

NÃO QUEWRO QUE SINTA DÓ DE MIM, APENAS AJUDEM MEU FILHO E MINHA NAMORAD.

ANDERSON RAFAEL PEREIRA
TOLEDO – PR
RUA AMÉLIO TOMÉ – N°8853
BHN SÃO FRANCISCO
(45)8811-6474

Aconteceu comigo

bom dia
gostaria de saber como fasso p/ operar de uma queimadura na perna ; na mao e no pé direito…. desde q me conhesso per gente tenho essa queimadura sou complexisada com isso .
foi assidente domestico minha mae nao sabe explicar muito bem
tenho 22anos e nao tenho codicoes de pagar por uma plastica . pesso q entre em contato comigo
vou pedir muito a Deus pois tenho esperanças de um dia poder usar shots como toda mulher desde ja obrigada
fone 2747-1421
cel 98239041
end:rua sao josé 15
cep 08285-060
cidade lider sao paulo.(quem puder ajudar,entre em contato,falar que viu no blog)



Mais de 1 milhão de acidentes com queimaduras acontecem todo ano no Brasil. Para reduzir o tempo de tratamento de queimaduras e melhorar o local afetado, diminuindo seqüelas estéticas e funcionais, pesquisadores da Sobrapar – Hospital de Cirurgia Craniofacial de Campinas/SP – e dos Institutos de Química e Bioquímica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Metrocamp desenvolveram uma formulação empregando nanotecnologia que, aplicada diretamente na pele sob a forma de nanocápsulas em gel ou pomada logo após o acidente, poderá ajudar a pele a se recuperar mais rapidamente.

“O processo inflamatório na pele queimada aumenta muito a produção de radicais livres. As fibras da pele se desorganizam, como conseqüência da queimadura”, diz a bióloga e pesquisadora da Sobrapar, Ana Beatriz Almeida, PhD. A pesquisa, financiada pela Rede de Nanocosméticos do CNPq, possibilitou a preparação em laboratório de formulações antioxidantes. Essas fórmulas são eliminadoras de radicais livres – capazes de destruir a membrana celular – e estão acondicionadas em nanocápsulas biodegradáveis e biocompatíveis, com propriedades que possibilitam sua tolerância pelo tecido em que forem inseridas, sem causar prejuízos ao organismo a curto e longo prazo.

“A composição do produto é ainda uma combinação de substâncias naturais e sintéticas ativadoras celulares, capazes de melhorar o processo de cicatrização e de inflamação dos tecidos”, explica Ana Beatriz, que realizou o estudo em parceria com Zaine Teixeira, aluna do Instituto de Química da Unicamp, sob a orientação do professor Nelson Duran.
“Entre as vantagens da nanotecnologia está a redução da toxicidade do composto e a possibilidade de permear algumas barreiras do organismo – como a camada que se forma em queimaduras e ferimentos. Essa camada normalmente impede a permeação dos fármacos em formulações tópicas convencionais. As nanocápsulas permitem ainda um tempo maior de circulação no organismo e a liberação gradativa do princípio ativo constituindo como um sistema de liberação sustentada de fármacos”, afirma Patrícia Melo (PhD do Instituto de Biologia da Unicamp e da Metrocamp).

A pesquisa teve início no ano passado em ratos. Áreas da pele dos ratos com queimaduras de terceiro grau foram tratadas durante sete dias com a substância aplicada diretamente na área queimada. Na seqüência, os pesquisadores mediram as enzimas antioxidantes para verificar a recuperação da pele. Os próximos testes verificarão os mecanismos de ação farmacológicos da substância em animais e in vitro (com cultura de células). O prazo para término da pesquisa é de um ano. Na seqüência, terão início os testes com humanos.

O hospital da Sobrapar realizou, no ano passado, um total de aproximadamente 20 mil atendimentos, dos quais 1200 foram de pacientes com seqüelas de queimaduras. O hospital é uma referência na América Latina para o tratamento gratuito de deformidades crânio faciais e fissuras lábio palatinas. Cerca de 60% dos pacientes são crianças de zero a 15 anos de idade. Atualmente o hospital conta com 16 leitos na enfermaria, um leito de isolamento, UTI pediátrica com dois leitos, três centros cirúrgicos e seis leitos de recuperação pós-anestésico.

Além do atendimento médico e paramédico multidisciplinar gratuito, a Sobrapar promove atividades de ensino – com a formação de profissionais nas áreas de cirurgia plástica, ortodontia, fonoaudiologia, psicologia e outras especialidades – e de pesquisa, com a investigação de novos métodos para prevenção, diagnóstico e tratamento relacionados à cirurgia plástica reparadora.

Mais informações:

Sobrapar
Telefone: (19) 3749-9700
E-mail: sobrapar@sobrapar.org.br

aconteceu comigo

DIA 14/08 TIVE UM ACIDENTE DE MOTO

DIA 14/08 AGORA TIVE UM ACIDENTE DE MOTO ONDE ELA FICOU POR CIMA DE MIM QUEIMANDO MINHA COXA E BRAÇO ESQUERDOS, QUEIMADURAS DE 3° E 2° GRAUS.

APÓS UM MES MAIS OU MENOS, REALIZEI ENXERTIA DE PELE SENDO A ÁREA DOADORA A COXA DIREITA.
JÁ FAZEM UNS 20 DIAS DO ENXERTO E ALGUMAS PARTES NÃO FORAM PEGAS, ESTOU TRATANDO COM ÓLEO DE GIRASSOL E ENFAIXANDO.
COMO DEVO PROCEDER?
ESTOU ACHANDO A RECUPERAÇÃO MUITO DEMORADA E LENTA...
ISSO É NORMAL?
QUANTO TEMPO PARA CICATRIZAR DEMORA?

resposta:
Espero que esteja a ser acompanhado por um médico ou enfermeiro na realização dos tratamentos, pois a cicatrização das zonas doadoras de pele pode ser complicada e demorada, particularmente se infecta. Existem vários modo de de ajudar e potenciar o processo de cicatrização... Assim deve procurar o seu médico para poder ajudá-lo nesse sentido.
O tempo de cicatrização pode se variável mas está dentro do tempo razoável e esperado.
As suas melhoras

Todo cuidado com ele...


Primeiros socorros em caso de queimaduras em cães.

Em primeiro lugar devemos sempre procurar prevenir esse tipo de acidente, tomando algumas medidas:

*Não deixar o cão na cozinha quando alguém estiver cozinhando.

*Deixar longe do alcance do cão quaisquer produtos químicos e de limpeza (soda cáustica, gasolina,inseticida…).

*Não deixar o seu cão perto de churrasqueiras, principalmente as portáteis, pois são fáceis de serem derrubadas.

*Não deixar o cão perto de estufas, principalmente as que tem resistências mais expostas, e estufas a gás.

De uma forma geral, as queimaduras podem ser causadas por calor, fogo, líquidos ferventes, produtos químicos e eletricidade, elas podem ser de maior ou menor gravidade, podendo causar desde pequenas áreas de dor e vermelhidão, até a morte do peludo.

De qualquer maneira, os primeiros socorros devem ser prestados rapidamente com o intuito de aplacar a dor.

Lembre-se que depois dos primeiros socorros, o cuidado especializado de um médico veterinário é insubstituível.

Queimaduras de primeiro grau geralmente são caracterizadas por pêlos queimados ou não, vemelhidão, lesões dolorosas, existindo a possibilidade de formação de bolhas.

Queimaduras de segundo grau se caracterizam por ter pêlos queimados, lesões amarronzadas bastante dolorosas, inchadas e com bolhas.

No caso das queimaduras de primeiro e segundo graus, o procedimento de primeiros socorros devem ser os seguintes:

*se necessário, contenha o cão

*aproxime-se de maneira tranquila (escândalo e stress só piora a situação!!!!!)

* Aplique água fria ou bolsas de gelo na área afetada, sempre protegido por um pano, por 15 minutos. O esfriamento da região queimada é muito importante, mas não deve ser feito de forma agressiva, pois pode desenvolver hipotermia e vasocontrição, que podem agravar as lesões.

* Não use pomadas, óleo, nem receitas caseiras ( mesmo que seja de família desde a época da bisavó!!!)

*Se a queimadura for grande ou for em uma área que o cão consiga lamber, cubra a área com uma compressa estéril. NÃO pode ser algodão

* Enrole pedaços de pano ou outro material macio ao redor da compressa e cole com o esparadrapo. Esse procedimento não deixa a compressa estéril sair do lugar.

*Depois disso, leve o seu cão imediatamente ao veterinário.

As queimaduras de terceiro grau são caracterizadas pela destruição de uma área de pele, lesões brancas ou pretas e pêlo que sai com facilidade.

Nesse caso se deve checar se o cão não está em choque e proceder da seguinte maneira:

*Se necessário, contenha o cão

*Aproxime-se de maneira tranquila (escândalo e stress só piora a situação!!!!!)

* Verifique as gengivas erguendo o lábio superior com cuidado. Gengivas pálidas ou brancas indicam grande possibilidade de choque. Se as gengivas estiverem rosadas o cachorro não está em choque.

* Determine o batimento cardíaco: Coloque seus dedos com firmeza sobre o cão aproximadamente 5 cm atrás do cotovelo no centro do peito. Conte o número de batidas em 10 segundos e multiplique por 6. Se o cachorro estiver em choque, seu batimento deve ser de mais de 150 batidas por minuto.

Em caso de choque:

* Coloque o cachorro de lado com a cabeça estendida. Puxe a língua do cachorro com cuidado para manter a entrada de ar livre.

*Eleve um pouco a parte traseira do cão, usando um travesseiro ou toalhas dobradas. Para conservar a temperatura corporal, enrole o cachorro em um cobertor ou casaco.

Para a queimadura:

* Não use pomadas, óleo, nem receitas caseiras ( mesmo que seja de família desde a época da bisavó!!!)

* Cubra a área queimada com uma compressa estéril. NÃO pode ser algodão

* Enrole pedaços de pano ou outro material macio ao redor da compressa e cole com o esparadrapo. Esse procedimento não deixa a compressa estéril sair do lugar.

*Depois disso, leve o seu cão imediatamente ao veterinário.

Existem ainda as queimaduras químicas se caracterizam pelo cheiro de terebentina (solvente), gasolina, inseticida. A pele fica dolorida e avermelhada.

Sendo este o caso proceda da seguinte maneira:

*Se necessário, contenha o cão

*Aproxime-se de maneira tranquila (de novo, escândalo e stress só piora a situação!!!!!)

*Lave a área afetada com água e sabão, repetindo quantas vezes forem necessárias para remover o produto químico. Use sabão suave e ensaboe bem.

*Não use qualquer tipo de solvente

* Leve imediatamente ao veterinário.
Fontes

http://casa.hsw.uol.com.br/como-prestar-primeiros-socorros-ao-seu-cao6.htm

Real valor


lembrei de uma parábola antiga que muitos devem conhecer mais que vale a pena relembrar:

.

"Alguém disse pra um amigo: "me sinto tão pouca coisa, me sinto tão sem valor, acho que não sirvo pra nada, que não tenho forças para fazer nada. O que posso fazer para que me valorizem mais?



O amigo, sem olha-lo, disse: - "Sinto muito mas não posso te ajudar agora, devo primeiro resolver o meu próprio problema. Se você me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois talvez possa te ajudar."



"Claro", gaguejou o jovem, mas se sentiu outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu amigo. O amigo tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse:

- Vá até o mercado. Devo vender esse anel porque tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível.



O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel. Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.



Depois de oferecer a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso ele voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu amigo e assim podendo receber ajuda e conselhos.Entrou na casa e disse: - Sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir duas ou três moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.



- Importante o que disse meu jovem, contestou sorridente. - Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte ao mercado e vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda Volte aqui com meu anel.



O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse: - Diga ao seu amigo, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.



- 58 MOEDAS DE OURO!!! Exclamou o jovem.



- Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas , mas se a venda é urgente...


O jovem correu emocionado a casa do amigo para contar o que ocorreu.


- Senta. Disse o amigo e depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou disse:


- Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. E que só pode ser avaliada por um expert. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor??? E dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo.


- Todos somos como esta jóia: Valiosos e únicos e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem."


Em todo esse tempo que estou aqui, tive a sorte e a felicidade de encontrar pessoas incríveis. Convivi com pessoas sensíveis, inteligentes, estudiosas, boas filhas, boas amigas, dedicadas, gentis e etc. Sabe o que todas elas tinham em comum? Nenhuma sabia do seu verdadeiro valor. Todas elas queriam ser o que elas achavam que os outros esperavam delas e com isso iam se esquecendo de quem eram de verdade e iam perdendo as suas melhores características, aquelas que realmente tinham valor.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

tenha esperança


"A esperança é quando a dor presente
nos faz tentar outra vez."
(Chico Science)

Frase verdadeira!

Se a Dor fez morada em teu Coração, expulse-a,
pois não cabe nele este sentimento escuro.

Como fazer? Imagine uma Chama Violeta transmutando esta dor em Esperança de que seu Agora será de Luz, Paz e Amor.

Experimente e sentirá acontecer.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

todo cuidado é pouco


Botijão de gás explode e mulher fica com 80% do corpo queimado
Foto: Almeida Neto
Dona de casa teria usado uma vela para iluminar a cozinha enquanto trocava o botijão
Dona de casa teria usado uma vela para iluminar a cozinha enquanto trocava o botijão
Uma casa localizada no bairro Milonga, em São Raimundo Nonato, foi destruída quase completamente por um incêndio, que ganhou proporções ainda mais devastadoras após a explosão de um botijão de gás. O fato ocorreu na noite da última terça-feira.

As chamas teriam começado quando a dona da residência, chamada Girleide, tentou trocar o botijão que estava vazio por outro. Como a lâmpada da cozinha estava queimada, ela usou uma vela para iluminar o local.

Um vizinho também estava na casa no momento em que o incêndio começou. Os dois ainda tentaram apagar as chamas, mas não conseguiram.

Eles, então, sairam da casa com a ajuda das pessoas que perceberam a ocorrência do incêndio a tempo. Contudo, num ato de desespero, Girleide voltou a entrar na residência para tentar salvar alguns de seus pertences. Neste momento houve a explosão do botijão.

A mulher saiu da casa coberta pelo fogo e foi levada para o Hospital Senador Candido Ferraz, em São Raimundo. Em seguida foi encaminhada em estado grave para o Hospital de Urgência de Teresina. Segundo o site SãoRaimundo.com, ela sofreu queimaduras de terceiro grau em 80% do corpo.

Os vizinhos reclamam que o hospital da cidade demorou a realizar o atendimento de Girleide. Além disso, ela teria sido encaminhada para a capital numa ambulância sem o acompanhamento de enfermeira.

Fotos de Almeida Neto
Informações do SãoRaimundo.com

modelo queimada


modelo queimada em ônibus no Rio busca emprego para continuar tratamento e ainda não foi indenizada

Diário de S.Paulo
Bia Furtado, modelo queimada em ônibus incendiado por bandidos no Rio Foto Daniel Pera, Diário de S.Paulo

SÃO PAULO - Quase dois anos após ter tido 25% do corpo queimado por um bando de encapuzados que atacou um ônibus da Viação Itapemirim que passava pela Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, a modelo Bia Furtado está à procura de emprego. Bia, que mora em São Paulo, entrou com ação indenizatória contra a empresa de ônibus, com pedido de tutela antecipada (adiantamento de parte do julgamento), mas até agora o processo repousa na mesa do juiz da 4ª Vara Cível do Fórum de Olaria, no Rio, sem decisão.

O crime ocorreu na noite de 28 de dezembro de 2006. Bia e outros 27 passageiros viajavam no ônibus prefixo 6011, de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, para São Paulo, quando 15 encapuzados interceptaram o veículo e atearam fogo. Nove pessoas morreram. Na época, uma das vítimas fez o seguinte relato: "Parecia que estava no inferno. O fogo invadia o ônibus rapidamente e as pessoas, desesperadas, tentavam quebrar as janelas aos chutes, porque não achavam as alavancas de emergência."

" A única coisa que não faço é assistir a filmes de aventura, com tiros, porque o barulho incomoda "

Bia teve que interromper as cirurgias de reabilitação, por falta de dinheiro. Agora, está à procura de emprego.

"Tudo o que minha família tinha foi gasto. Estamos com muitas dívidas antigas, temos ainda gastos com hospitais, medicamentos", diz.
Quantas cirurgias você precisa fazer ainda?

Já fiz 13 cirurgias, mas ainda restam outras quatro para eliminar as cicatrizes. Tinha uma operação marcada para setembro, mas fui obrigada a adiar porque o dinheiro acabou.
A interrupção do tratamento não é prejudicial?

Não sei. Só quem sente na pele entende o problema.
Como você está?

Estou muito bem. Os movimentos das mãos voltaram, graças à fisioterapia com hipnose, e agora não preciso mais usar malhas para proteger a pele. Uso apenas protetor, porque faço tratamento com ácido para acelerar a cicatrização.
As pessoas ainda param você na rua ou a apontam por causa das cicatrizes?

Não, isso acabou. Acho que ninguém mais me reconhece porque estou bem melhor. Outro dia, inclusive, estava em um salão de cabeleireiro e pedi para a funcionária tomar cuidado com os produtos que ia usar porque minha pele é muito delicada. E ela chegou a comentar que eu parecia a modelo que foi queimada no ônibus.
Já superou o trauma?

Me sinto ótima. Claro que ainda faço acompanhamento psicológico, porque não se pode interromper, e tem o tratamento dermatológico, mas não sinto mais medos. Estou até cozinhando. Antes nem conseguia chegar perto do fogão, por causa do fogo. A única coisa que não faço é assistir a filmes de aventura, com tiros, porque o barulho incomoda.
Você passa dificuldades?

Não estou passando fome porque meu marido me sustenta. Mas não suporto mais ficar sem trabalhar. Moda é a minha vida. Cresci nesse meio, dentro de agências, e está sendo muito difícil viver sem o meu trabalho. Além disso, preciso do dinheiro para continuar com o tratamento. Lutei tanto para me reabilitar e justamente agora, quando se aproxima do final, vou encalhar na praia.
Recebeu propostas de trabalho de alguma agência?

De agência não, mas gostaria muito se aparecesse algo nesse sentido. Não faço apenas desfiles e fotos.

Sou formada em moda, fiz faculdade, e já trabalhei com produção de moda, desfiles.
Como está o andamento do processo de indenização?

Está parado. Minha advogada, Valéria Bordini Starling de Carvalho, entrou com pedido de antecipação de tutela, para que eu possa receber o dinheiro referente às cirurgias, mas o juiz está demorando muito para dar decisão.
Quanto você pediu?

Não fizemos cálculos. Tenho que receber reembolso pelo tratamento, cirurgias, medicamentos, pomadas, gastos com passagens aéreas. Até agora, ninguém me ajudou em nada.

Segundo a polícia, o crime foi cometido a mando de uma facção criminosa que, em 2005, fez uma série de ataques no Rio. Em janeiro de 2007, o traficante Márcio Sem Braço, apontado como um dos envolvidos no crime, foi morto durante troca de tiros com policiais.

ataque de água-viva


Foi queimado por águas-vivas? Saiba que fazer para aliviar a dor e evitar reações alérgicas



- Apesar da única maneira de se prevenir dos ataques de água-viva é ficar longe do mar, é possível amenizar a dor causada pela queimadura, assim como acelerar a recuperação da ferida. As águas-vivas encontradas no litoral brasileiro não costumam ser as mais venenosas, mas podem trazer riscos à saúde, principalmente para crianças e alérgicos.

" É importante procurar atendimento médico imediatamente, já que o veneno da água viva pode causar reações alérgicas "

- É importante procurar atendimento médico imediatamente, já que o veneno da água-viva pode causar reações alérgicas - explica a dermatologista Márcia Ramos e Silva, chefe do setor de dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A médica ensina um passo-a-passo do que deve ser feito para tratar das queimaduras de água-viva:

- Saia da água imediatamente - As espécies encontradas no litoral brasileiro não costumam ser tão venenosas, mas algumas pessoas podem sofrer com reações alérgicas fortes em apenas alguns segundos e correr o risco de afogamento.

- Não encoste, esfregue ou coce a queimadura - Pernas e barriga são as áreas mais atingidas pela água viva, que, em contato com a pele, libera filamentos chamados de nematocistos. Quando a pessoa coça ou esfrega o ferimento, os cistos se rompem, liberando o veneno na pele.

- Enxágüe a região queimada apenas com água salgada ou soro fisiológico gelado - A água doce rompe os cistos e ajuda a envenenar ainda mais a pele, assim como a água quente. Apesar de não ter comprovação científica, o vinagre, por ser ácido, também ajuda a fazer os cistos se soltarem da pele.

- Urinar na queimadura não é uma boa idéia - Apesar da crendice popular ter um fundo de verdade (a acidez da urina ajudaria a eliminar os cistos), poucas pessoas têm a urina com o teor de acidez necessário para aliviar a dor. Melhor é lavar com água do mar.

- Procure um médico se sentir dores de cabeça, enjôos, coceira ou muita dor - Isso pode ser sinal de alergia ao veneno ou intoxicação.

- Cuidado ao ajudar os outros- Muitas mães acabam se queimando ao ajudar seus filhos porque tocam na queimadura e acabam rompendo os cistos venenosos.

- Não use pomadas com cortisona ou outros medicamentos para queimaduras - Compressas geladas são a melhor forma de aliviar a dor depois da remoção dos cistos. Só use pomadas com recomendação médica e nunca coloque óleo, pasta de dente, manteiga ou gelo em cima da ferida.

- Se estiver com muita dor, tome um analgésico - A dor da queimadura varia de acordo com a espécie e a área atingida e costuma durar de 30 minutos a 24 horas.

- Proteja a pele nas semanas seguintes - Como a área vai estar mais sensível, proteja a região com filtro solar e cremes hidratantes, e evite a exposição solar para não ficar com manchas no local.

Jaqueline o acidente

Check out this SlideShare Presentation:

moça sofre queimaduras em trote na faculdade



Para passar num vestibular hoje, é preciso muitas horas de estudos e dedicação, depois disso tudo, Priscila Muniz 18 anos conseguiu passar no vestibular e entrar numa faculdade. Só que agora ela não quer voltar à faculdade. Ela não quer voltar mais pois foi vítima de um trote violento, foi atingida por uma mistura de gasolina e creolina e ficou internada por causa das queimaduras.



“O mínimo que deveria acontecer com essa pessoa é ser expulsa da faculdade”, afirma Priscila, que já teve alta do hospital. “Eu não vou aparecer na faculdade porque não sei o que pode me acontecer. Vou esperar mais um pouco ainda. Prefiro não correr esse risco”, diz.

O trote violento ocorreu na calçada da Fundação Municipal de Educação e Cultura (Funec), em Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo.

Em nota, a instituição lamenta o incidente e afirma que aguardará o esclarecimento do ocorrido pela polícia para tomar as medidas cabíveis.
Muito rápido

“Eu estava a dois passos do lado de fora da catraca da faculdade. Tinha segurança e guardas civis do lado de dentro, mas ninguém do lado de fora. E foi tudo muito rápido.”

Ela conta que a veterana, que é do curso de pedagogia, já havia ameaçado jogar alguma coisa antes. “Ela disse: Se eu não te pegar hoje, te pego amanhã. Então, eu corri de volta para dentro da faculdade e esperei um pouco. Saí de novo e aí então ela jogou”, lembra.

“Na hora, senti um mal estar muito forte por causa do cheiro. Pensei logo na criança. Nem senti a queimação naquele momento. Fiquei tonta e sentei um pouco num banco”, conta Priscila.

“Logo depois, as minhas costas e as minhas pernas começaram a queimar e, aí, a minha amiga levantou a minha blusa e viu as queimaduras. Os veteranos do meu curso foram tirar satisfação com essa menina, mas ela nem deu bola.”

Priscila conta que, quando chegou na faculdade, disse aos veteranos do seu curso que estava grávida e eles nem chegaram a pintar o seu rosto.

A amiga de Priscila ligou para o pai da jovem, que a levou para o hospital. Ela ficou internada até terça-feira. “O médico disse que o bebê está bem, mas vou fazer um ultrassom na quinta ou depois para ter certeza. Fiquei muito preocupada.”

As queimaduras nas costas e nas coxas ela tem tratado com pomada. “Espero que não fique nenhuma marca, porque as manchas estão bem grandes”, diz.
Processo

Segundo a estudante, a família já contatou um advogado para processar a garota que jogou o líquido. “Ela não tem nem como negar. Tenho quatro testemunhas”, disse.

“Nunca imaginei que pudesse acontecer algo assim. Fui para conhecer a faculdade, estou super empolgada com o curso, que eu sempre quis fazer, e, aí, acontece isso”, diz, indignada. “Com certeza essa pessoa sabia o que tinha nas mãos. Algo com aquele cheiro forte bem não vai fazer.”

Fonte: G1

cuidados após queimaduras de sol




Então você ignorou todas as minhas colunas que falavam sobre proteção solar. Ignorou todas as notícias em jornais, TV e revistas falando sobre câncer de pele. Foi para a praia, ficou esparramado sob o sol, não passou protetor suficiente e virou um pimentão. Ah, você… Apesar de querer dar uma bronca, olha como você escapou: vou dar dicas do que fazer nesse caso, para amenizar os danos.

Pele queimada como pimentão

A radiação emitida pelo sol agride a pele. Queima suas células e danifica seu DNA. As células morrem, causando inflamação. É por isso que a pele fica vermelha, ardida, inchada. Após alguns dias, as células mortas são eliminadas do nosso corpo, e então a gente descama. Depois que a queimadura aconteceu, nada detém o processo de dano ao DNA, morte e eliminação das células. O estrago já foi feito. Os cuidados que a gente tem com a pele queimada servem somente para aliviar os incômodos sintomas desse processo.

O que fazer?

1-Aplique compressas frias sobre a pele quente, para resfriar. Você pode usar toalhas umedecidas em água fresca.

2-Um modo mais radical de resfriar a pele é entrar numa banheira com água fria. Para aumentar o poder de hidratação desse banho, coloque um punhado de maizena na água. Além de hidratar, a maizena combate a inflamação. Não use óleo de banho.

3-Não tome banho com água quente, e não exagere no sabonete.

4-Depois do banho, capriche no hidratante. Para aumentar o alívio que o este produto oferece, deixe-o resfriar na geladeira antes da aplicação.

5-Beba bastante água, pois isso ajuda a hidratar a pele.

6-Não exponha a pele queimada ao sol. Ela é fina e sensível. Fique à sombra e proteja-se com roupas.

7-Bolhas não devem ser estouradas. Elas protegem a pele nova e sensível, que ainda vai amadurecer.

8-Não arranque a pele que está descamando. Do mesmo modo que a pele da bolha, também essa serve para proteger a pele mais jovem.

9-Se você se queimou muito, consulte seu dermatologista, pois talvez seja o caso de usar algum medicamento.

E, por último, não repita mais esse erro. Os excessos ao sol e os danos à sua pele se somam durante a sua vida. Portanto, quanto mais vezes você sofrer queimaduras de sol, maior o seu risco de desenvolver câncer de pele.

teste seu conhecimento

O que fazer em caso de queimadura de pele?

pefogo

Quero propor um teste rápido para avaliar seu conhecimento sobre primeiros socorros para queimaduras. Depois de conferir as respostas, leia o texto que preparei sobre o assunto. Quanto mais você souber, mais chances terá de fazer o procedimento correto se precisar ajudar alguém que se queimou.

1-O que é melhor fazer ao queimar levemente o braço no forno?
a) Passar manteiga
b) Passar clara de ovo
c) Resfriar a área de queimadura com gelo
d) Deixar o local queimado sob água corrente da torneira
e) Lavar a área queimada com água e sabonete, e depois fazer um curativo com vaselina e gaze

2-Quando a queimadura é com água fervente, forte o suficiente para aparecerem bolhas na pele machucada, o que fazer?
a) Passar manteiga
b) Passar clara de ovo
c) Resfriar a área de queimadura com gelo
d) Deixar o local queimado sob água corrente da torneira
e) Lavar a área queimada com água e sabonete, e depois fazer um curativo com vaselina e gaze

3-Se aparecer uma bolha na pele queimada, ela deve ser estourada?
a) Sim
b) Não

4. Qual o telefone do Corpo de Bombeiros?
a) 190
b) 911
c) 193
d) 102
e) 103

Respostas: 1 – d; 2 - d; 3 - b; 4 – c


domingo, 24 de outubro de 2010


Queimaduras

Queimaduras são lesões dos tecidos que resultam de calor, eletricidade, radiação ou produtos químicos.
• Burns causar vários graus de dor, bolhas, inchaço e perda de pele.
• Profundos, queimaduras extensas podem causar complicações graves, como choque e infecções graves.
• Pequeno, queimaduras superficiais podem necessitar apenas de ser mantidos limpos e ter um creme antibiótico aplicado.
• Pessoas com queimaduras profundas ou extensas podem exigir fluidos intravenosos, cirurgia e reabilitação, muitas vezes em um centro de queimadura.
As queimaduras são geralmente causadas pelo calor (queimaduras), tais como incêndio, vapor, alcatrão, ou líquidos quentes. Luz solar queimaduras causadas por produtos químicos são semelhantes às queimaduras térmicas, enquanto que as queimaduras causadas pela radiação (ver Radiation Injury), (ver Sunlight pele e danos: Introdução), energia elétrica e (ver Electrical and Lightning Lesões: Lesões Elétrica) diferem significativamente. Eventos associados a uma queimadura, como pular de um prédio em chamas, sendo atingido por destroços, ou estar em um acidente de automóvel, pode causar outros ferimentos.
Queimaduras térmica e química geralmente ocorrem porque o calor ou produtos químicos parte de contacto da superfície do corpo, mais frequentemente a pele. Assim, a pele geralmente sustenta a maioria dos danos. No entanto, queimaduras superficiais graves podem penetrar em estruturas mais profundas do corpo, como gordura, músculo ou osso.
Quando os tecidos são queimadas, vazamentos de fluido-los a partir dos vasos sanguíneos, causando inchaço. Além disso, a pele danificada e outras superfícies do corpo são facilmente contaminados, porque já não pode agir como uma barreira contra microorganismos invasores.
Mais de 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos necessitam de tratamento para queimaduras a cada ano, e entre 3.000 e 4.000 morrem de queimaduras graves. Idosos e crianças são particularmente vulneráveis. Nestas faixas etárias, os abusos devem ser considerados.


Quando os produtos químicos queimam a pele

Queimaduras químicas são causadas por substâncias cáusticas que o contato pele. Substâncias cáusticas são, por vezes presente em produtos domésticos, incluindo aqueles que contenham soda cáustica (em produtos de limpeza de esgotos e removedores de tinta), fenóis (em desodorizantes, desinfetantes, e desinfetantes), hipoclorito de sódio (em desinfetantes e alvejantes), e ácido sulfúrico (em limpadores de banheiro bacia ). Muitos produtos químicos usados na indústria e durante conflitos armados podem causar queimaduras. Cimento fresco à esquerda sobre a pele pode causar queimaduras graves também.
Os passos em parar de queimaduras químicas são
• Retirar as roupas contaminadas
• Escova para retirar o pó seco ou partículas
• Lavar a área com grandes quantidades de água.
Porque os produtos químicos podem continuar a provocar danos muito tempo após primeiro contato com a pele, enxágüe deve continuar por pelo menos 30 minutos. Em raros casos que envolvem determinados produtos químicos industriais (por exemplo, sódio metálico), a água não deve ser usado porque pode realmente piorar a queimadura. Além disso, algumas substâncias químicas têm tratamentos específicos que podem reduzir ainda mais danos à pele. A continuação do tratamento de queimaduras químicas é o mesmo que para queimaduras térmicas.
Se é necessária mais informação sobre o tratamento de uma queimadura causada por um produto químico específico, o local Poison Control Center pode ser contatado.

Classificação
Os médicos classificam queimaduras de acordo com rigorosos, definições amplamente aceitas. As definições classificar a queimadura de profundidade ea extensão do dano tecidual.
Burn Profundidade: A profundidade da lesão de uma queimadura é descrito como primeiro, segundo ou terceiro grau:
• Queimaduras de primeiro grau são os mais rasos (superficiais). Eles afetam somente a camada superficial da pele (epiderme).
• Queimaduras de segundo grau (também chamado de queimaduras de espessura parcial) se estendem até a camada intermediária da pele (derme). Queimaduras de segundo grau são, por vezes ainda descrito como superficial (envolvendo a parte mais superficial da derme) ou profunda (que envolve tanto o superficial e as partes profundas da derme).
• Terceiro grau queimaduras (também chamado de faixa de espessura) envolvem todas as três camadas da pele (epiderme, derme e camada de gordura). Normalmente, as glândulas sudoríparas, terminações de folículos pilosos, e os nervos são destruídos também.


Estimar a extensão de uma queimadura

Para determinar a gravidade de uma queimadura, os médicos estimam que percentagem da superfície do corpo tem segunda ou queimaduras de terceiro grau. Para os adultos, os médicos usam a regra dos noves. Este método divide a quase totalidade do corpo em seções de 9% ou de 2 vezes 9% (18%). Para as crianças, os médicos usam gráficos que ajustar estes percentuais de acordo com a idade da criança (Lund-Browder gráficos). Ajuste é necessário porque as áreas diferentes do corpo crescem a taxas diferentes.

Burn Gravidade: As queimaduras são classificadas como leve, moderada ou grave. Estas classificações podem não corresponder à compreensão de uma pessoa desses termos. Por exemplo, os médicos podem classificar como uma queimadura menor, embora ele pode causar a dor pessoa significativa e interferir com as atividades normais. A gravidade determina como eles estão previstos para se curar e complicações são prováveis. Os médicos a determinar a gravidade da queimadura por sua profundidade e pela percentagem da superfície do corpo que tem queimaduras de segundo ou terceiro grau. Cartas especiais são usados para mostrar qual é a percentagem da superfície corporal compreende várias partes do corpo. Por exemplo, em um adulto, o braço representa cerca de 9% do corpo. Gráficos separados são usados para as crianças porque as proporções de seu corpo são diferentes.
• Queimaduras menores: Todas as queimaduras de primeiro grau, assim como queimaduras de segundo grau que envolvem menos de 10% da superfície corporal geralmente são classificados como de menor importância.
• Moderadas e graves queimaduras: Queimaduras envolvendo as mãos, pés, face ou genitais, queimaduras de segundo grau envolvendo mais de 10% da superfície corporal, e todas as queimaduras de terceiro grau envolvendo mais de 1% do corpo são classificados como moderados ou, mais frequentemente, como grave.
Primeiro Grau Queimadura
Segundo Grau Queimadura
Terceiro Grau
Sintomas e Diagnóstico
Os sintomas da queimadura variam com a queima de profundidade:
• Queimaduras de primeiro grau são vermelhas, inchadas e dolorosas. A área queimada whitens (blanches), quando tocou de leve, mas não desenvolver bolhas.
• Queimaduras de segundo grau são cor de rosa ou vermelha, inchada e dolorosa, e elas se desenvolvem bolhas que podem escorrer um líquido claro. A área queimada pode branquear quando tocado.
• Queimaduras de terceiro grau não são geralmente dolorosas porque os nervos foram destruídas. A pele fica vermelha de couro e pode ser branca, preta ou brilhante. A área queimada não empalidecem quando tocado, e os cabelos podem ser facilmente extraídas de suas raízes, sem dor.
A aparência e sintomas de queimaduras profundas podem piorar durante as primeiras horas ou mesmo dias após a queima.


Você sabia ...

• As queimaduras mais profundas podem causar o mínimo de dor porque os nervos que sentem a dor são destruídas.

Os médicos freqüentemente examinar pessoas internadas por complicações e avaliar queimar profundidade e extensão da ferida. Em pessoas com queimaduras extensas, a pressão arterial, freqüência cardíaca e volume de urina são medidos frequentemente para ajudar a avaliar o grau de desidratação ou choque ea necessidade de líquidos intravenosos. Médicos fazem exames de sangue para monitorar os eletrólitos do corpo e hemograma. O eletrocardiograma (ECG) e radiografia de tórax também são necessários. Testes de sangue e urina são feitos para detectar proteínas causada pela destruição de tecido muscular (rabdomiólise), que ocorre às vezes com queimaduras de terceiro grau de profundidade.


A inalação de fumaça

Muitas pessoas que foram queimadas em fogueiras também têm inalado fumaça. Às vezes as pessoas inalam fumaça sem sofrer queimaduras na pele. Por inalação de fumaça, muitas vezes não causa graves efeitos duradouros. No entanto, se a fumaça contém determinados produtos químicos venenosos, é extraordinariamente densa, ou inalação é prolongada, problemas sérios podem se desenvolver.
Fumo quente, por vezes, queima a garganta, resultando em inchaço. À medida que o inchaço diminua nesta área, o fluxo de ar para os pulmões está obstruída. Respirar vapor quente pode queimar os pulmões, bem como a garganta, causando problemas respiratórios graves.
A inalação de substâncias químicas liberadas na fumaça, como cloreto de hidrogênio, fosgênio, dióxido de enxofre e amônia, podem causar inchaço e danos à traquéia (traquéia) e até os pulmões. Eventualmente, as pequenas vias aéreas que conduzem aos pulmões estreito, obstruindo o fluxo de ar adicionais. Fumaça também pode conter produtos químicos que as células do corpo o veneno, como o monóxido de carbono (ver Intoxicação: Intoxicação por monóxido de carbono) e cianeto.
Danos na traquéia ou nos pulmões pode causar falta de ar, que pode levar até 24 horas para se desenvolver. Obstrução do fluxo aéreo devido ao inchaço das vias aéreas pode produzir dificuldade em respirar o ar, chiado e falta de ar. As pessoas podem ter de fuligem na boca ou nariz, os pêlos chamuscados nasal, ou queimaduras ao redor da boca. A lesão pulmonar pode causar dor no peito, tosse e chiado. Se o suprimento de oxigênio é esgotado devido à fumaça, as pessoas podem passar para fora. Altos níveis de monóxido de carbono no sangue pode causar confusão ou desorientação ou pode mesmo ser fatal.
Para avaliar a extensão da lesão, devido à inalação de fumo, o médico pode passar um tubo de visualização flexível (broncoscópio) na traquéia. Os médicos podem avaliar os danos pulmonares com uma radiografia de tórax ou com um teste que determina o nível de oxigênio no sangue.
As pessoas que inalaram fumaça recebem oxigênio através de uma máscara facial. Se uma queimadura traqueal é suspeita, um tubo de respiração, é inserido através do nariz ou da boca, caso a traquéia depois incha e obstrui o fluxo de ar. Se as pessoas começarem a bufar, as drogas que abrem pequenas vias aéreas, tais como salbutamol ALGUNS NOMES DE COMÉRCIO
Proventil HFA-HFAVENTOLIN
pode ser dada, geralmente como uma névoa que é combinado com o oxigênio e inalação através de uma máscara facial. Se a lesão pulmonar provoca falta de ar, que persiste apesar do uso de uma máscara facial e albuterol ALGUNS NOMES DE COMÉRCIO
Proventil HFA-HFAVENTOLIN
, Um ventilador pode ser necessária. Aliviar o stress da respiração conserva a energia das pessoas e, geralmente, permite uma recuperação mais rápida.

Complicações
Queimaduras menores geralmente são superficiais e não causam complicações. No entanto, profundas de segundo grau e queimaduras de terceiro grau inchar e levar mais tempo para curar. Além disso, pode causar queimaduras profundas cicatrizes para formulário. Este tecido cicatricial diminui (contratos) que cura. Se a cicatrização ocorre em um membro ou um dígito, a contratura resultante pode restringir o movimento das articulações nas proximidades.
Queimaduras graves e algumas queimaduras moderadas podem causar sérias complicações devido à perda de fluido e extenso dano tecidual. Estas complicações podem levar horas ou dias para se desenvolver. A mais profunda e mais extensa a queimadura, o mais grave são os problemas que tende a causar. As crianças e os idosos tendem a ser mais gravemente afectados por complicações do que outros grupos etários. A seguir estão algumas complicações de algumas queimaduras moderada e grave:
• Desidratação eventualmente se desenvolve em pessoas com queimaduras generalizadas, porque escoa o líquido do sangue para os tecidos queimados e, bastante se queima são profundas e abrangentes, a todo o corpo.
• Choque se desenvolve a desidratação é grave (ver Choque).
• Desequilíbrios químicos pode resultar em queimaduras extensas.
• Destruição de tecido muscular (rabdomiólise), às vezes ocorre com queimaduras de terceiro grau de profundidade. O tecido muscular mioglobina lançamentos, uma das proteínas do músculo, no sangue. Se estiver presente em concentrações elevadas, mioglobina prejudica os rins.
• A infecção pode complicar as feridas da queimadura. Às vezes, a infecção pode se espalhar em toda a corrente sanguínea e causar doença grave ou morte.
• Grosso, duro superfícies (escaras) são produzidos por profundas queimaduras de terceiro grau. Escaras pode tornar-se demasiado apertado, cortando o fornecimento de sangue para os tecidos saudáveis ou dificultar a respiração.
Tratamento
Antes da queima são tratados, o agente de queima deve ser parado de infligir danos maiores. Por exemplo, os incêndios são extintos. Roupas, especialmente qualquer um que é latente (como derretido camisas sintéticas), coberto com uma substância quente (por exemplo, alcatrão), ou molhado com produtos químicos é imediatamente removido.
A hospitalização é por vezes necessário para o acompanhamento ideal de queimaduras. Por exemplo, elevando um braço ou perna gravemente queimado acima do nível do coração para evitar o inchaço é mais facilmente acomodado em um hospital. Além disso, as queimaduras que impedem as pessoas de exercer as funções essenciais ao dia, como andar ou comer, tornar necessário a internação. Queimaduras graves, profundas queimaduras de segundo e terceiro grau, as queimaduras ocorrem em pessoas muito jovens ou muito idosos, e queimaduras envolvendo as mãos, pés, face ou genitais são mais facilmente tratadas em centros de queimadura. Centros de queimadura são os hospitais que estão especialmente equipados e pessoal para cuidar de vítimas de queimaduras.
Superficial Minor Burns: superficial pequenas queimaduras são imersos imediatamente em água fria, se possível. A queimadura é cuidadosamente limpos para evitar a infecção. Se a sujeira está profundamente enraizada, os médicos podem dar analgésicos ou numb a área pela injeção de um anestésico local e, em seguida, esfregam a queimadura com uma escova.
Muitas vezes, o único tratamento necessário é a aplicação de um creme antibiótico, como a sulfadiazina de prata ALGUNS NOMES COMÉRCIO
Silvadene
. O creme previne a infecção e as formas de um selo para impedir a entrada de outras bactérias na ferida. Um curativo estéril é então aplicado para proteger a área queimada da sujeira e mais prejuízos. A vacinação contra o tétano é dada, se necessário (ver Vacinação: Tétano).
Cuidados em casa inclui manter a queima limpa para evitar infecção. Além disso, muitas pessoas estão recebendo analgésicos, opiáceos, muitas vezes, pelo menos, alguns dias. A queimadura pode ser coberto com um curativo não aderente ou com gaze estéril. A gaze pode ser removido sem furar a primeira a ser embebidos em água.



A maioria das pessoas que sustentam pequenas queimaduras tentativa de tratá-los em casa, em vez de visitar o médico. Na verdade, simples, primeiro socorros pode ser tudo o que é necessário para tratar pequenas queimaduras superficiais que estão limpos. Em geral, uma queima limpa é aquela que afeta somente a pele limpa e que não contém quaisquer partículas de sujeira ou comida. Running água fria sobre a queimadura pode ajudar a aliviar a dor. Cobrir a queimadura com um over-the-counter pomada antibiótica e um antiaderente, bandagem estéril pode ajudar a prevenir a infecção.
Geralmente, um exame médico e tratamento são recomendadas se uma vacinação contra o tétano é necessário. Da mesma forma, um médico deve examinar uma queimadura se tem alguma das seguintes características:
• É maior que o tamanho da pessoa abrir mão
• Contém bolhas
• Escurece ou rupturas na pele
• Envolve o rosto, mãos, pés, genitais, ou dobras
• Não está completamente limpa
• Faz com que a dor não é aliviada por acetaminofeno ALGUNS NOMES DE COMÉRCIO
TYLENOL

• Provoca dor que não melhora no prazo de um dia após a queimadura foi sustentado.

Deep Minor Burns: Tal como acontece com mais queimaduras superficiais, profundas queimaduras leves são tratados com creme de antibiótico. Qualquer mortas da pele e bolhas quebrado deve ser removido por um profissional de saúde antes de o creme antibiótico é aplicado. Além disso, a manutenção de um braço ou uma perna queimados profundamente elevada acima do coração para os primeiros dias, reduz o inchaço e dor. A queimadura pode requerer a admissão a um hospital ou re-exame freqüente em um hospital ou consultório médico, eventualmente quantas vezes por dia durante os primeiros dias.
Um enxerto de pele podem ser necessários. Alguns enxertos de pele queimada substituir a pele que não cicatrizam. Enxertos de pele Outros ajuda temporariamente cobrindo e protegendo a pele enquanto cura por si só. Em um procedimento de enxerto de pele, um pedaço de pele saudável é retirado de uma área queimada do corpo da pessoa (auto-enxerto), ou uma pessoa morta (aloenxerto) ou de um animal (xenotransplante). Depois de todo o tecido morto é removido ea ferida é limpa, um cirurgião costura a enxerto de pele sobre a área queimada. Pele artificial também pode ser usado. Enxertos são permanentes. Aloenxertos e xenotransplantes, no entanto, são rejeitadas, após 10 a 14 dias pelo sistema imunológico da pessoa e da pele artificial é removido. Estes pele cobre ajudar temporariamente cobrir e proteger a pele que começa a se curar por conta própria. No entanto, um autotransplante, eventualmente, deve ser colocado. A pele queimada pode ser substituído a qualquer momento dentro de alguns dias da queimadura.
Fisioterapia e terapia ocupacional geralmente são necessários para evitar a imobilidade causada pela cicatriz em torno das articulações e para ajudar as pessoas a funcionar se o movimento articular é limitado. Exercícios de alongamento são iniciados nos primeiros dias após a queimadura. Talas são aplicadas para garantir que as juntas que são susceptíveis de ser resto imóvel em posições que são menos propensas a levar a contraturas. As talas são deixados no local, exceto quando as articulações são movidas. Se um enxerto de pele tem sido usada, no entanto, a terapia não for iniciada durante 3 a 5 dias após os enxertos são fixados de modo que o enxerto de cura não é perturbado. Curativos volumosos que exercem grande pressão sobre a queimadura pode evitar grandes cicatrizes em desenvolvimento.
Queimaduras graves: Grave, life-threatening queimaduras necessitam de cuidados imediatos. As pessoas que têm entrado em choque, como resultado da desidratação são dadas oxigênio através de uma máscara facial.
Grandes quantidades de fluidos intravenosos são dadas, começando imediatamente, para pessoas que têm desidratação ou choque ou queimaduras que cobrem uma grande área do corpo. Os líquidos também são dadas às pessoas que desenvolvem a destruição do tecido muscular .. Os fluidos de diluir a mioglobina no sangue, prevenindo danos aos rins. Às vezes, uma substância química bicarbonato de sódio, é administrado por via intravenosa para ajudar a dissolver mioglobina e, portanto, evitar mais danos aos rins.
Um procedimento cirúrgico para cortar escaras aberto que corta o fornecimento de sangue a um membro ou que comprometem a respiração pode ser necessário. Este procedimento é chamado escharotomy. Escharotomy usualmente causa sangramento, mas porque a queima causando a escara tem destruído as terminações nervosas da pele, há pouca dor.
Cuidados com a pele é extremamente importante. Manter a área queimada limpa é essencial, porque a pele é danificada facilmente infectados. A limpeza pode ser realizada por água corrente suavemente sobre as queimaduras periodicamente. As feridas são limpas e ataduras mudou 1 a 3 vezes por dia. Enxertos de pele são necessárias para cobrir as queimaduras que não vai sarar.
Uma dieta adequada, que inclui a quantidade adequada de calorias, proteínas e nutrientes é importante para a cura. Pessoas que não podem consumir calorias suficientes pode beber suplementos nutricionais ou recebê-los por meio de um tubo introduzido pelo nariz até o estômago (sonda nasogástrica), ou menos frequentemente nutricional pode ser administrado por via intravenosa. Outras vitaminas e minerais normalmente são dadas.
Fisioterapia e terapia ocupacional são necessários.
A depressão é tratada. Por causa queimaduras graves levam muito tempo para cicatrizar e podem causar deformação, as pessoas podem se tornar deprimidas. A depressão muitas vezes podem ser aliviados com medicamentos ou psicoterapia, ou ambos.
Prognóstico
Primeira e algumas queimaduras de segundo grau curar em dia de semana sem cicatrizes. Segundo grau de profundidade e pequenas queimaduras de terceiro grau levar semanas para cicatrizar e geralmente causam cicatrizes. A maioria exige enxerto de pele. Queimaduras que envolvem mais de 90% da superfície do corpo, ou mais de 60% em uma pessoa mais velha, muitas vezes são fatais.

Um menino tinha uma cicatriz muito grande no rosto, e, por causa disso, as pessoas de seu colégio não falavam com ele, nem sentavam ao seu lado. Na verdade, quando os colegas o viam, franziam a testa e se afastavam imediatamente, pois nao tinha uma aparencia agradavel.

Certo dia, a turma se reuniu com um professor, e foi sugerido que aquele menino não freqüentasse mais o colégio, pois causava um enorme constrangimento em todo mundo. O professor, entao, levou o caso à diretoria do colégio. A diretoria ouviu e chegou à conclusão de que não poderia tirar o menino do colégio, mas que conversaria com ele para encontrar uma saida. Decidiram que ele seria o ultimo a entrar na sala de aula, e o primeiro a sair. Desta forma, nenhum aluno viria o seu rosto, a não ser que olhassem para trás.

O professor achou a ideia magnífica, pois sabia que os alunos não olhariam mais para trás e prestariam mais atencao nas aulas. Levada ao conhecimento do menino, a imposição do colégio foi prontamente aceita, mas com uma condição: que ele compareceria na frente dos alunos, em sala de aula, para dizer o por quê daquela CICATRIZ. A turma concordou, e, no dia seguinte, o menino entrou em sala, cabisbaixo, posicionou-se em frente a turma e começou a falar:
- Sabe, turma, eu entendo vocês. Sei que esta cicatriz é muito feia, mas vou contar-lhes como a adquiri: Minha mãe era muito pobre e, para ajudar na alimentação da casa, passava roupa para fora. Naquela epoca, eu tinha por volta de 7 a 8 anos de idade…

A turma estava em silencio, atenta a tudo.

O menino continuou:
- Além de mim, ela tinha outros 3 filhinhos, um de 4 anos, outro de 2 e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida…

Silêncio total em sala.

-… De repente, não sei como, a nossa casa, que era muito simples e feita de madeira, começou a pegar fogo. Minha mãe correu até o quarto em que estávamos, pegou meu irmãozinho de 2 anos no colo, meu outro irmão e eu pelas mãos e nos levou para fora. Me lembro que havia muita fumaça, e as paredes, que eram de madeira, pegavam fogo rapidamente… estava muito quente. Minha mãe colocou-me sentado no chão, do lado de fora da casa, e disse para eu ficar com eles até ela voltar, pois ela tinha que salvar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chamas. Acontece que, quando minha mãe tentou entrar na casa, as pessoas que estavam ali não permitiram, e eu a via gritar desesperadamente, tentando entrar de qualquer jeito.

Foi aí que eu tomei a decisao mais importante da minha vida. Peguei meu irmãozinho que estava no meu colo e o coloquei junto ao meu outro irmão, e disse-lhe que não saísse dali até que eu voltasse. Saí do meio das pessoas, sem ser notado, e, quando perceberam, eu já tinha entrado na casa. Havia muita fumaça, estava muito quente, mas eu tinha que salvar minha irmãzinha de qualquer jeito. Eu sabia que ela estava no quarto… Quando cheguei lá, ela estava enrolada em um lençol e chorava muito. Neste momento, vi cair alguma coisa, então me joguei em cima dela para protegê-la, e aquela coisa quente cortou o meu rosto.

A turma estava quieta e atenta ao menino, envergonhada pela forma como o haviam julgado.

O menino continuou:
- Vocês podem achar esta CICATRIZ feia, mas tem alguém lá em casa que a acha linda. Todo dia, quando chego em casa, ela, a minha irmãzinha, me beija com tanto carinho… Ela sabe que esta é uma marca de AMOR.

Vários alunos choravam, sem saberem o que dizer ou fazer. Depois que contou a historia, o menino foi para o fundo da classe, sentou-se, abaixou a cabeca e ali permaneceu, imovel.

O mundo está cheio de CICATRIZES. Não aquelas visíveis, mas as que não se vêem. Estamos sempre prontos a abrir feridas nas pessoas, seja com nossas palavras ou ações, e nao nos lembramos de que as feridas se curam, mas as cicatrizes sao eternas.

Há aproximadamente 2000 anos, JESUS CRISTO adquiriu algumas CICATRIZES em suas mãos, pés e cabeça. Essas cicatrizes eram nossas, mas Ele pulou em cima de nos, protegeu-nos e ficou com todas elas para si.

Essas também são marcas de AMOR. Jesus te ama não por quem você é, mas pelo que você é, e, para Ele, você é a pessoa mais importante deste mundo.

Nunca se esqueça disso!