quarta-feira, 16 de março de 2011


Como se proteger de Raios Ultravioletas
A radiação UV faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o tipo mais incidente no Brasil. Em 2008, por exemplo, o país registrou mais de 120 mil casos da doença. A letalidade desse tipo de tumor costuma ser baixa, mas casos em que o diagnóstico é feito de forma tardia podem evoluir para deformidades físicas graves.


Como se proteger?

Uso de protetor solar e atenção ao sol mesmo em dias nublados são exemplos de medidas simples.

Chapéus, sombrinhas e roupas coloridas diminuem a penetração ultravioleta. Materiais sintéticos também são mais protetores do que tecidos de algodão.


Manter janelas do carro fechadas não impede a penetração do raio ultravioleta. É recomendável usar protetor solar mesmo quando estiver ao volante.



Especialistas recomendam fator de protetor solar 30, pelo menos. Além disso, é preciso aplicar o produto na quantia certa, ou ele não faz efeito.


Ao sair de casa para malhar, é interessante dar preferência a horários do início da manhã e fim de tarde. A incidência de sol é menor nestes períodos.


Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

A cada ano a temperatura global vem aumentando e assim aumentado o risco de câncer de pele, principalmente em regiões ensolaradas. Então vamos nos proteger e tomar atitudes básicas para se proteger dos raios ultravioleta.

Referências:

ijuhy.com; INCA; Dermatologia.com

3 comentários:

  1. Conselhos muito oportunos e cada um deveria ter sempre em conta. Mas as protecções devem ser usadas em todo o tempo e em todos os lugares nunca apenas e só na praia.

    ResponderExcluir
  2. Angela,

    É com muita alegria que passo por aqui para agradecer-lhe pela cumplicidade permitida, ao acompanhar o Caminhar & Ruminar, que ontem completou o seu primeiro ano de vida. Obrigado!

    A festa é você, a sua presença e amizade que empresta sem reservas! Tenha certeza, significa muito!

    Receba o meu fraternal abraço!

    ResponderExcluir
  3. Passando para prestigiar seu espaço e te deixar um imenso abraço

    ResponderExcluir